Hoje estou aqui pra falar de um problema mega chato, que acontece comigo! ACNE... Até os meus 20 anos, nunca tive problemas com espinhas... lógico uma vez ou outra apareciam sim, mas nunca me incomdaram...
Mas com 20 anos, fui pro Japão trabalhar... eu tomava anticoncepcional, porque lá, não poderia nem pensar em engravidar. Mas comecei a ter efeitos colaterais e decidi parar.... depois disso, minha vida, ou melhor, minha pele, virou o inferno! A acne veio com tudo, e foi uma fase dificil, comprava produtos, tinha vergonha de sair, quando saia passava quilos de maquiagem pra esconder... foi triste...
Quando voltei ao Brasil, procurei a ginecologista e ela me indicou um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal e que era famoso por melhorar a aparencia da pele.... realmente melhorou!!! Fiquei tãooo feliz!
Felicidade que durou 2 anos, quando resolvi parar porque queria engravidar... mas até engravidar passei pela dermato, e como ja se esperava, ela indicou uns produtinhos e pronto.... nada forte, para q seu eu engravidasse não afetasse... enfim, melhorou, mas logo engravidei e parei...
Bom resumindo... hoje, as temidas aparecem sempre na TPM, ou seja 2 semanas com a pele horrorosa, e outras 2 semanas, como a pelo "menos ruim"... hoje a tarde estava depre porque a minha pele tá feia...
E a saga continua....
Uma materia falando sobre Acne Adulta... do site Dermatologia.net
Acne na mulher adulta
A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.
Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.
Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.
Manifestações clínicas
Clinicamente, as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com menor presença de pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos).
Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da seborréia, aumento de pêlos e alopécia androgênica (queda de cabelos). Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.
Tratamento
Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.
Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que elimina a doença definitivamente em alguns meses.
Novos tratamentos também estão sendo utilizados para tratar a doença:
- Tazaroteno: derivado do ácido retinóico de última geração, usado sob a forma de creme e ideal para formas leves de acne (graus I e II).
- Terapia fotodinâmica: irradiação das áreas afetadas com luz após a aplicação de uma substância que reage com a lesão da acne e absorve melhor a luz, levando à sua destruição.
- Pulso de antibióticos: novos antibióticos, utilizados por curtos períodos a intervalos determinados de tempo.
A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação detalhada da paciente pelo médico que a acompanha.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista
4 pessoinhas kawaii comentaram:
adorei o post. mt útil. tb sofro com espinhas. buáá.
http://moranguinhuemake.blogspot.com
beijos
Oi Sandrinha!!! To longe mas continuo acompanhando os blogs...miga, sei como é isso neh... vc até me ajudou pra caramba quando eu tava depre...minha pele nao melhorou em nada ainda, mas devemos ter fé e ser persistentes...eu sei que as vezes dá uma vontade enorme de desistir, mas não devemos!!! Somos novas e ainda há esperança!!!! Força flor, vc é linda independente da acne...ontem tava triste e meu marido me disse isso...achei fofo!! Procuro nao ficar olhando muito no espelho quando to assim , pq só piora...passe uma mascara, uma pomadinha e fique o dia todo assim, vá pensar em outra coisa, fazer um bolo, ler, ver videos no youtube...assim vc esquece!!! Fica aqui minha dica de uma pessoa que conhece bem oq é isso!!!
Bjussss amiga!
Bru... eh tão chato isso neh!!!
Sophia.... ain q saudades eu tava de vc... qr dizer ainda estou, pq vc ainda naum voltou... é naum tem jeito, hr ou outra agente fica meio depre por causa disso, esses dias era vc, agora eu.. rsrsrs nada na vida eh perfeito neh, mas agente naum pode se deixar abalar!!! Eh isso ai e bola pra frente!!!!brigada viu amiga!
Postar um comentário
Olá pessoal!!! Muito obrigada por comentar, e responderei a todos aqui mesmo nesta quadro de comentários... Sua opinião, é muito importante para nós!
Beijos