Especial de quarta - Desconfortos do final da Gravidez


Olá mamães e futuras mamães!



Bom, em todas as fases da gravidez, nos deparamos com sensações e situações diferentes. No final da gravidez, não poderia ser diferente. Cada gravidez é diferente da outra (tenho sentido isso na pele!), então resolvi vir compartilhar com vocês alguns desconfortos do final da gravidez e como amenizá-los.

Falta de Ar



Este incomodo é fruto da elevação do diafragma cerca de 4 cm durante a gestação, o que impede os pulmões de se expandirem normalmente. Nos meses finais a frequência respiratória é acelerada, cerca de dois movimentos/minuto pelo aumento da progesterona.
Alivie-se:
- Mantendo a postura ereta;
- Dormindo recostada com almofadas nas costas ou cabeceira mais elevada;
- Evitando refeições muito pesadas, especialmente a noite;
- Evitando exercícios físicos que exijam muito esforço; 
- Conversando com seu obstetra, pois algumas vezes, a falta de ar pode ser decorrente a anemia e problemas cardíacos.


Insônia 



Os fatores causadores da insônia podem ser várias: desde o tamanho do feto que ocupa grande parte do espaço abdominal da grávida e em conjunto com os movimentos fetais provoca, por vezes, falta de ar e aumento da frequência urinária na grávida, resultando em insônia e a ansiedade que está associada à sua nova condição de vida.
Alivie-se:
- Tomando um banho quente antes de deitar;
- Bebendo um copo de leite morno à noite;
- Apoiando diferentes partes do corpo em almofadas de forma a encontrar posições aconchegantes para uma boa noite de sono;
- Não consumindo bebidas estimulantes como refrigerantes e café;
- Evitando deitar-se após as alimentar-se.


Inchaço

A retenção de líquidos pode ser fruto do aumento do volume sanguíneo, aumento de peso, postura inadequada, sedentarismo, uso de roupas apertadas e uma excessiva ingestão de sal. Pode ser apenas consequência da pressão do útero sobre os vasos sanguíneos da pélvis e do menor grau de tensão das veias. A pressão mecânica exercida pelo útero sobre a veia cava e as veias ilíacas comuns, provoca uma diminuição do débito cardíaco e da pressão arterial o que dificulta o retorno venoso, provocando assim edema dos membros inferiores.
Alivie-se:
- Ingerindo bastante líquidos;
- Evitando excesso de sal e alimentos industrializados;
- Evitando longos periodos sentada ou em pé;
- Evitando roupas apertadas e sapatos de salto muito alto (prefira sapatos confortáveis);
- Praticando exercício físico moderado, seguindo aconselhamento médico.


Cãimbras
São comuns nas últimas semanas de gravidez, especialmente nas pernas e pés e durante a noite. Podem ser sintomas da falta de cálcio e potássio, da má circulação periférica, fadiga muscular, alterações circulatórias e outra possibilidade é a pressão do útero sobre os nervos que vão até as pernas.
Alivie-se:
- Fazendo exercícios de extensão e flexão no membro afetado;
- Massageando os músculos locais;
- Caminhando para estimular a circulação após o incômodo.



Dor abdominal e contrações de Braxton Hicks

A dor abdominal na gravidez pode ir desde intermitente a moderada, sendo comum durante toda a gravidez devido ao estiramento dos músculos e ligamentos do abdómen.
As contracções de Braxton Hicks consistem em falsas contrações, sendo de intensidade leve ou indolor.
 Alivie-se:
- Mantendo a calma;

- Repousando e utilizando técnicas de relaxamento;
- Estando atenta às características das contrações. Se forem dolorosas, deve consultar seu médico.
- Excluindo a possibilidade de inicio de trabalho de parto.


Frequencia urinaria aumentada


O tamanho aumentado do útero diminui a capacidade da bexiga, bem no momento em que você está produzindo um volume maior de urina. Mesmo com a bexiga vazia, você pode ter a sensação de que ela está cheia, por causa da pressão. Além disso, as gestantes às vezes têm dificuldade de esvaziar a bexiga complemente.
Alivie-se:
- Reduza o consumo de líquidos, uma a duas horas antes de ir dormir, a fim de evitar as idas ao banheiro noturnas.

Obs: Se sentir dor, queimação ou uma enorme vontade de fazer xixi e só fazer umas gotinhas depois, fique atenta! Pode ser infecção urinária! É necessário tratar para que evite parto prematuro.

Dores nas Costas

A culpa pela dor nas costas provavelmente é do peso do útero e das mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda de lugar. Com isso, sua postura muda, o que acaba forçando nervos e a coluna.
A ação dos hormônios deixa as articulações e os ligamentos mais "soltos", o que provoca instabilidade e dor em momentos específicos: ao andar, ao ficar de pé ou sentada por muito tempo, ao se virar na cama, ao se levantar de um assento baixo.
O mais comum é a dor nas costas aparecer nos últimos meses da gravidez, ou ir piorando até o bebê nascer. Ela também pode persistir por algum tempo depois do parto, mas costuma sumir em poucos meses.
Alivie-se:
-Um banho quente de imersão, uma bolsa de água quente nas costas ou só o jato da água quente do chuveiro podem aliviar a dor nas costas.
- Dormir de lado com um travesseiro embaixo da barriga pode reduzir a dor nas costas. Você também pode experimentar um travesseiro no meio das pernas.
- Massagear a região lombar ajuda a amenizar a dor nos músculos. Experimente se apoiar nas costas de uma cadeira, sentada, ou deitar de lado. Seu parceiro pode massagear os músculos de cada lado ao longo da coluna ou se concentrar na região lombar.

Claro, dependendo da gestante, existem vários outros incômodos na gravidez...porém as mais comuns são as citadas acima...

Algumas fontes utilizadas:
Cuidar na Maternidade
Brasil BabyCenter



Seja qual incômodo for, lembre-se que a solução é encontrar uma forma de amenizá-lo, já que logo, você vai esquer tudo que passou, quando tiver com seu bebê nos braços.

A mamães e futuras mamães! Participem do Sorteio da Cheirinho de Bebê!

Um super beijo




5 pessoinhas kawaii comentaram:

Kellen Reis disse... [Responder Comentário]

pois é moça,
o bom disso tudo é que passa...=)
Eu ate que não sofri muito, tive uma gravidez mega tranquila.
e trabalhei ate 2 dias antes de ganhar, com direito a pegar onibus, ficar sentada o dia todo.
Mais minha irmã, tadinha essa sofreu....=/
Tenha uma boa hora moça.
Felicidades.
bjs

Unknown disse... [Responder Comentário]

aii tenho medo de tudo isso! mas sei que terrei grandes pessoas do meu lado me ajudando! e com certeza tudo isso é recompensador qdo vc ver o rostinho de Hikarii... pensa nisso amiiga!
bjos Pah
http://essenciiafeminina.blogspot.com/

Sandra Harumi disse... [Responder Comentário]

@Kellen ReisOi Kellen.. eh vdd cada gravida tem uma gestação diferente neh... nesta agora eu tenho sentido mais inchaço, falta de folego, dores nas costas.... vixe pra limpar a casa eh dureza...

Mas no mais super tranquil!!!

Brigada por comentar! Mil bjossss

Sandra Harumi disse... [Responder Comentário]

@Essênciia FemininaAi amiga, eu tbm tinha medo... mas qdo a hora chega, vc vai ver, todo esse medo some!!!! =D Mil bjosssss

Angélica Van Dall - Van Daele Genealogia disse... [Responder Comentário]

Sandra,
Tbém estou grávida, estou com 38 semanas ... esperando minha bb chegar !
De quantas semanas vc está ?
Tbém estou esperando uma menina, ela é pra esse mês de Julho, se chamará Isabella Eduarda.

bjs

Postar um comentário

Olá pessoal!!! Muito obrigada por comentar, e responderei a todos aqui mesmo nesta quadro de comentários... Sua opinião, é muito importante para nós!
Beijos



 

Kawaii MakeUP by Sandha Todos os direitos reservados © 2011.