Oi mamães e futuras mamães! Tudo bem?
Bom, o assunto de hoje é delicado, e creio eu, o mais temido quando se fala em gravidez...
O que é melhor? Parto Normal ou Cesárea?
A maioria dos médicos recomenda o Parto Normal, pois é mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê. No procedimento natural há um total envolvimento e participação da mulher ou do casal no processo da acolhida de seu bebê, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica.
Hoje em dia, parto normal não é sinônimo de fortes dores, pois há técnicas que as aliviam.
Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero. Se as dores forem intensas, normalmente é aplicada uma anestesia peridural. Quando o espaço para o bebê passar for insuficiente, é realizada uma episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar ruptura dos tecidos perineais.
Quando o colo do útero estiver dilatado por completo e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora.
Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la.
A sutura da episiotomia quando necessária é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.
Já o Parto Cesárea, apesar de evitada, é fundamental em alguns casos. De imediato, a cesárea deverá ser indicada quando há sinais de “sofrimento fetal” durante o trabalho de parto ou gravidez de risco, variação grave dos batimentos cardíacos fetais, eliminação de mecônio (primeiras fezes do feto) no líquido amniótico da bolsa de água, desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve, infecção herpética ativa, gestantes diabéticas, posição do bebê invertida e difícil ou ainda se o trabalho de parto não estiver progredindo normalmente.
A mamãe recebe a anestesia peridural (em alguns casos, a geral é necessária) e por isso não sentirá dor alguma. É colocada uma tela na região do seu tórax para melhor assepsia e a mamãe não acompanha o parto.
O médico corta sete camadas até chegar ao útero por uma incisão de 10 centímetros feita acima dos pêlos púbicos. Ao alcançar o bebê, o médico irá tirá-lo suavemente. A equipe removerá a placenta e a examinará e o corte será fechado com pontos.
A recuperação da mamãe é bem mais lenta do que em qualquer outro tipo de parto. Ela sente dores ao rir, chorar, ficar de pé ou quando tenta erguer o corpo. Há maior risco de infecção materna e de o bebê ter problemas respiratórios.
O Meu Relato:
Eu sempre quis Parto Normal, pois como o nome já diz, é o procedimento normal, do corpo, da natureza. Infelizmente nem tudo que queremos é possível e na minha primeira gravidez não foi possível realizar o parto normal. Meu filho estava em posição invertida (sentado na minha barriga) e não seria possível um parto normal. Com 35 para 36 semanas, entrei em trabalho de parto. Perdi o famoso "tampão" e logo comecei a sentir as contrações. Tentamos segurar mais um pouco, mas depois de 4 dias, já com a decisão da Cesárea, minha bolsa rompeu e fui direto para a cirurgia. Foi tudo bem rápido, mas o pós cirúrgico realmente não é nada agradável. O primeiro desafio é se sentar, levantar, andar... O corte dói, tossir, espirrar, dar risada se torna algo extremamente desagradável. Acho que demorei umas 2 semanas para me recuperar mais ou menos da cirurgia.
É certo que depois que passa, você esquece das dores, das partes ruins...
Se me perguntam agora o que eu quero, eu respondo: Que seja feita a vontade de Deus. Pois na minha primeira gravidez, eu desejei que fosse normal, e não pude. Desta vez, seja o que Deus quiser.
Bom, quando a hora chegar vocês vão saber qual foi o procedimento escolhido desta vez. Virei com certeza contar a vocês como foi.
E você mamãe ou futura mamãe... o que acha? Qual procedimento escolheu? Como foi? Conte-nos sua experiência.
Fontes utilizadas:
Guia Bebe UOL
Vila Mulher
Imagens: Google
Um grande beijo
22 pessoinhas kawaii comentaram:
Que foto mais liiindaaa! Isso mesmo... que seja feita a vontade de Deus, pois Ele sabe o que é o melhor pra gente. Que Deus abençôe você e sua família!
D.
Meu nome é vanessa tenho 26 anos e acompanho o teu blog sempre, tenho 2 filhos um de 3 anos e outro de 1 ano e 9 meses.
do meu primeiro, eu não tinha preferencias, queria normal mas se tivesse que fazer cesárea tudo bem. Mas os médicos queriam esperar o parto normal, meu médico do convenio entrou de férias nas minhas ultimas semanas e o médico que assumiu no hospital quis esperar ainda mais. Resultado:não tive dores,não entrei em trabalho de parto, e eles achavam melhor esperar mesmo eu já tendo 42 semanas completas, meu filho passou 26 dias das 42 semanas passou demais de nascer,, nasceu de cesarea, estava em sofrimento, e hj tem eplepsia, que o neuro disse ser provalvelmente por isso, ter passado demais.
Já na segunda gravidez eu consegui ter mais problemas ainda.
Com 39 semanas tive febre alta, sou asmática e usava sempre duas bombinhas que o meu pneumologista havia mandado. mas não estava usando pois meu obstetra proibiu.Liguei para o obstetra e ele não atendeu, notei que estava tossindo muito e liguei para o pneumo.Ele me atendeu na hora e disse que devido aos meus exames eu estava com a gripe A. Tive que adiar o parto, meu obstetra me abandonou, pois disse não se sentir seguro para fazer meu parto. Meu segundo filho tb passou das 42, teve um apgar baixo,eritema tóxico por causa do tamiflu e tem um atraso psicomotor. Meu conselho é achar um médico bom que não deixe seu filho passar demais de nascer...
Adorei seu blog
Visite e siga meu blog
http://www.paularopkevigano.blogspot.com
Realmente é uma decisão muito importante. Não critico nem apoio quem deseja parto cesárea, pois é uma decisão pessoal e devido as circunstâncias do momento. Eu tive minha filha de parto cesárea, devido falta de vagas no hospital que queria ter ela. Não tive nenhum problema com o pós-cirúrgico. Minha filha nasceu no domingo as 18:00 hs em ponto. Na segunda, as 08:00 da manhã, já estava tomando banho , colocando a cinta e andando pelo quarto e pelo corredor do hospital. Fui para casa na terça. Em casa, as únicas coisas que não fazia era me abaixar muito, que até no parto normal deve-se evitar fazer; passar roupa e fazer comida, devido ao calor perto dos pontos. Fora isso, foi tudo normal, tomar banho, dar banho nela, lavar roupa na mão, arrumar a casa, sair de casa e tudo mais. Sem falar que levar ponto lá embaixo, deve deixar um aspecto horrível depois, ahaha. Os meus pontos são tão imperceptíveis que parecem um arranhão bem fininho e bem pequeno. bjs linda e boa hora p/ vc e sua filhota!
se todo mundo pudesse escolher, com certezao parto normal é o melhor pra mulher.... mas a dor castiga demais
as doresda minha primaduraram 12 horas :/
meu Deus q foto lindaaaaaa
olha o Aleckinho parecendo um bonequinho!!!
ownnnn *-*
Isso aí amiga! Que seja feita a vontade de Deus!
Tenho certeza que dará td certo!!
ansiosa p conhecer a Hikari!!!
Mil beijos!
que fotoo liinda amiiiga! boa sorte com Hikarii!! Que Deus abenções vcs! vou ficar torcendo por vc!!! bjos, sauuudades! Pah
http://essenciiafeminina.blogspot.com/
Ainda não queremos ter filho. motivo: tenho pavor só de pensar no parto... se os homens pudessem carregar a cria na barriga, já tínhamos uns 3 eu acho!! kkkkk Eu gostaria muito de parto normal, porém, tenho 1,50m e o marido é alto e grandão!! Mas ainda não conversei com meu médico, tudo ao seu tempo!
Muita luz pra vcs durante o parto viu!! Está uma barrigudinha muito Linda!!!! Muita saúde pra Bebê!! Bjinhus
Juuh - Universo da Juuh
Adoreeeei o post!
é claro que eu sou mto nova para ser mãe,tenho apenas 19 anos e tenho muito o que aprender.
Mas sempre disse que queria Cesaria,mas com esse post eu mudei totalmente de ideia..Adoreeei,obrigada!
E aproveitando pra desejar uma booa hora para você, e que nessa hora os anjooos estejam presentes para receber a Hikari ao mundo!
beeijos San ^^
Poxa muito interessante o post, quando ficar grávida um dia vou pensar muito, mais penso em ter cesárea não sei pq tenho agonia em falar em parto normal mais se for pra ter normal um dia vou ter! Como vc disse seja o que Deus quiser!
beijos
http://bemvaidosa.blogspot.com/
@Menina VenenoLindaaa.. eh vdd!!! ^-^ Seja o que Deus quiser!
Mil bjos e brigada!
@nessaPuxa Nessa...essa é uma das minhas maiores preocupações. Qdo me disseram q a obstetra que fez o parto do meu primeiro talvez não poderia atender, entrei em panico, pq ela ja é minha ginecologista e obstetra do primeiro filho e confio nela... sorte que deu certo e continuo sendo acompanhada por ela. Agente precisa ter um obstetra bom nesses momentos. Faz toda diferença... Obrigada pelo seu relato e Deus abençoe sua familia! Mil bjos
@Paula Ropke ViganoBrigada Paula!!!! Vou passar por la! bjosss
@Mariane EitererMari, é verdade, acho que cada gravidez eh uma situação... no meu tbm tive que fazer cesárea. Desta vez ate pensei no normal, mas já marquei outra cesárea. Queira Deus que eu tbm tenha uma recuperação rápida como vc... acredita que não lembro como foi a primeira? Amei ler seu relato! E mto obrigada!!!!
Mil bjoss
@Karine FerrerKarine, me diz, como mulher sofre ne!!!! Nossa, não é fácil mesmo, mas graças a Deus esqcemos de todo esse sofrimento depois que vemos a carinha das nossas preciosidades ^-^ Mil bjinhosss
@Rosa BatomAinn brigada miga... ce viu q petitikinho ele!!!!
Deus te ouça.. confesso q estou nervosa...rsrs mil bjosss
@Essênciia FemininaPah, brigada viuu!!!! Amem! Mil bjosss
@Mi
Mi...rsrs eu tbm pensava no parto e desistia kkkk... mas acho q eh o normal de nós... Depois q vc engravida, curte a barriga, o parto eh caso a parte... outra coisa q a dor do paro, seja normal, ou cesárea, vc esqce depois.
Como eu sempre penso... td acontece na hora certa, qdo estamos preparadas... mto obrigada viu!!! Bjinhusss
@Anônimo Juh... aainn que bom q vc mudou de ideia!! rsrsrs É sempre bom optar pelo natural, a não ser q tenha algo contra neh... Ain brigada viu!!!! Mto bom ter essas palavras pra nos confortar e dar segurança! Mil bjosss
@Mila BarrosMila, brigadaaa!!! Agente sempre tem um medinho dessa parte! mas qdo chega a hora, td se resolve, e td acontece da melhor forma possível!!!! Deus está sempre no comando! =D Mto obrigada viu! Mil bjoss
@Sandra Harumi
Nossas avós, minha sogra... todo mundo na cobrança, mas se for pra vir, virá na hora certa, né!!!
Boa sorte!!
Beijos
ja sou mae , tenho uma filha de 9 anos e agora estou gravida de 21 semanas , minha primeira filha foi de parto normal, e eu tinha apenas 16 anos, ocorreu tudo bem, a recuperaçao foi boa, só os pontos do corte que incomodavam um pouco!! agora tenho um pouco de medo de ter que fazer uma cesaria, desejo muito ter um parto normal outra vez!! mas temo até pelo parto normal , pq todos dizem que um parto normal nunca é igual ao primeiro!! pois é , mais a vontade de deus esta em primeiro lugar!! eu confio nele!! um beijo para todas!! e boa sorte no parto quefor escolhido por vcs ou escolhido por deus!!
Postar um comentário
Olá pessoal!!! Muito obrigada por comentar, e responderei a todos aqui mesmo nesta quadro de comentários... Sua opinião, é muito importante para nós!
Beijos